O mundo atual

O mundo atual
O prazer da Matemática

domingo, 7 de abril de 2013

Mashup: misturando alhos com bugalhos, sim.



Na música

E então, gostou? Neste vídeo foram misturadas duas músicas: Hey ya (OutKast) e We will rok you (Queen). O resultado é um terceiro trabalho, vibrante, harmonioso e diferente dos dois outros trabalhos que lhe deram origem. Até o nome ficou diferente, pois é a mistura dos nomes das duas outras canções: Hey we will rok you ya. O termo mashup nasceu para denominar este tipo de fenômeno musical, especificamente na música eletrônica e significa misturar.

Na web

Na web, o mashup vem da ideologia da web 2.0, que se distingue pela interação e colaboração do usuário e, também,  pela utilização da web como plataforma para serviços. Então, quando uma website usa mais de uma fonte de conteúdos para criar um serviço diferenciado e mais completo, dizemos que se trata de um mashup. Num mesmo site podemos ter mensagens de texto, fotografias, vídeos, áudio, pesquisas.  Exemplos de mashups que usamos diariamente são:
  • Sites de compras
  • Sites de relacionamentos
  • Google Maps

Na educação

O ensino público ainda não oferece aos professores equipamentos em sala de aula, além de giz e quadro. Porém, existem salas especiais como os auditórios e laboratórios de informática onde podemos ministrar aulas interessantes e atuais. Nesses locais os mashups obrigatoriamente devem estar presentes, pois oferecem uma enorme variedade de recursos, e nos permite uma aula agradável e produtiva.
 
Como criar

Existem várias empresas que oferecem aplicativos para quem deseja começar suas criações de mashups, tais como Google Mashups Editor, Popfly e Pipes. Todos gratuitos. Está esperando o que para misturar?



4 comentários:

  1. Passei aqui para dar uma olhada no seu texto e acho que é isso mesmo. Vamos precisar trabalhar cada vez mais esses conceitos em nossas salas repletos de alunos da geração Z, não é mesmo? Alhos com bugalhos - kkkk - adorei o título!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Excelente explicação sobre o conceito. Show! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua forma de explicar e confesso que me inspirei no seu texto quando estava fazendo o meu, pois você explicou tudo de forma simples e direta e eu adoro isso! Parabéns!

    ResponderExcluir