O mundo atual

O mundo atual
O prazer da Matemática

sábado, 30 de março de 2013

Tecnologias no ensino da Matemática

As aprendizagens da matemática em ambientes informatizados apresentam recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito.
A escolha desse tema deve-se à influência que o computador está tendo na área educacional e ao fato da grande necessidade de se ter conhecimento dos softwares adequados para o ensino da matemática como também a catalogação destes por conteúdo.
A utilização da tecnologia não se destina ,simplesmente, a "facilitar"os cálculos ou as medidas. A tecnologia permite transformar os processos de pensamento e os processos de construção do conhecimento.
O computador tornou-se, nas últimas décadas, num instrumento essencial na investigação, em praticamente em todas as áreas científicas. Por várias razões, essa mudança não se deu ainda na aprendizagem da matemática.
Infelizmente o uso da tecnologia ainda é visto com desconfiança por muitos professores. Apesar de ser hoje evidente a influência que tem o uso de equipamentos computacionais na criação de conhecimento cientifico.
Esta tecnologia pode ser usada como recursos didático-pedagógicos, os professores buscam no mercado especializado softwares que melhor se adaptem a sua proposta de ensino, visando atingir os objetivos educacionais e a formação dos alunos.
Sabemos que uma das maiores dificuldades encontrada pelo docente de matemática é a escolha de softwares adequados para seus conteúdos, uma vez que os softwares existentes  necessitam de uma análise rigorosa antes de serem adquiridos pela escola.
O primeiro passo, natural em todo momento de transição, é a adaptação do antigo ao novo, ainda que de forma um tanto tímida. Isto percebe-se tanto na forma como estão sendo concebidos os ambientes como na forma como estão sendo incorporados ao processo educativo. A efetiva utilização destes ambientes é um grande desafio.


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/utilizacao-da-tecnologia-para-o-ensino-da-matematica/6864/#ixzz2P513brGq

Um comentário:

  1. Oi Rosângela,
    Concordo que o grande desafio é a efetiva utilização destes ambientes, seja na matemática ou em qualquer outra disciplina. Mas pesquisando na internet, já encontrei materiais bem interessantes, como filmes, aulas on line, que podem ser mescladas e formar aulas bastante interessantes, Talvez essa seja a ideia do Mashup. Por sinal, já estou com vontade de colocar a mão na massa e passar para a unidade 4. Gostei muito do seu blog, está original e com ótimo conteúdo.
    Abçs.

    ResponderExcluir